A escolha



“Nesses dias, saiu Ele em direção ao monte, para fazer oração, e passou a noite a orar a Deus. Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu precisamente o nome de Apóstolos.”Lc 6, 12-13


Inovação! Talvez se esse ato de orar fosse tomado nos dias atuais, onde vemos alianças costuradas em nome do poder, acima da moral e do caráter de um homem. O ato de escolher muitos “lideres” que compõe o ministério de várias igrejas está mais ligado ao comportamento holográfico do individuo, seu poder aquisitivo e sua fidelidade na hora do voto.

O comportamento holográfico, e nada mais nada menos que passar para os pobres mortais que compõe a igreja, que não há tentações, que o eu interior já foi vencido, que o individuo atingiu a medida perfeita não há de Cristo, mas a da instituição. Isso é fácil de verificar, a pessoa vem para igreja e aceita, dias depois ela e massiçamente bombardeada com declarações do tipo: “O crente tem que fazer a diferença, tem que mostrar de longe que é crente em Jesus”, mas espere, a mudança é apenas nas roupas e no modo de se portar a frente da liderança da igreja. Dias desse vi uma cena que mostrou como esse conceito está forte na mente da igreja e de seus lideres, mesmo que não se fale não se admita. “Onde está o novo convertido que aceitou ontem, háaa, ali está” (a igreja vibra). O pastor e avisado que o mesmo está de terno e gravata, e fogueia a igreja, “Irmãos Deus é bom! que maravilha, o amado irmão já veio pronto pra servir”.

Mesmo que de forma inocente e bem intencionado o neófito se deixa levar pelo oba oba, se deixa levar ao matadouro de seu crescimento no evangelho de Cristo. Seu caráter não mudou, pelo contrario na maioria das vezes aprende rápido os caminhos do sucesso financeiro e social dentro da igreja. Logo sabe o que fazer para ser chamado ao ministério da igreja e, ao ser chamado, em pouco tempo mostrara que não tinha novo nascimento em Jesus.

O poder aquisitivo, de todos os aspectos  que são levados em conta na escolha de algumas igrejas de seus lideres, acho que este se assemelha muito ao método usado pela Igreja Católica Romana dos tempos passados, onde seus lideres eram escolhidos de acordo com suas posses. Em muitas circunstâncias  o dízimo e as ações “filantrópicas” de alguns “homens de deus”, são fortes indicativos para se fazer esta tão importante escolha. Isso se mostra não só quando o escolhido tem uma boa gordura pra extrair, mas se o dito cujo tem uma boa projeção no futuro, também vale investir, quase um investimento na bolsa de valores, pra ser mais preciso no mercado futuro, (isso acontece muito quando chega período político, “vamos dar um cargo ao irmão que pra ajudar”.

Fidelidade na hora do voto, mesmo que a peso de ouro, e como isso acontece? simples, partilha-se as igrejas mais prosperas com os “fieis”, viagens pagas na hora de votar e pagamento de mensalidades atrasadas na convenção. Além de cargos na diretoria das convenções, sim, pois o cargo de pastor já não é  mais grande coisa e a renda da igreja já não basta.

Isso tudo mostra o como estamos distante do padrão de Jesus. Mostra que cada vez mais estamos transformando o evangelho de Cristo em fundamentos para instituições meramente humanas, e o que é pior, vendendo franquias. Mas vamos ver o método de Jesus para escolher  os doze.

“Saiu Ele em direção ao monte, para fazer oração...” Mesmo Jesus sendo Deus Jo 10.30 tendo consciência do que os apóstolos era por dentro, ele preferiu orar, para uma tão grande decisão a ser tomada, uma vez que a igreja edificada sobre ele mesmo pedra angular Ef. 2-20 precisava de bons construtores para esta obra. Neste momento me faz impactar uma grande verdade neste texto, Cristo Jesus colocou sua escolha a Deus, e vou muito além, ele só saiu do monte com a resposta.

Não vejo em nenhuma passagem do novo testamento Jesus fazendo prova humana com os apóstolos, ou sendo influenciado pela bajulação dos tais, ao contrario vejo a todo o momento um Cristo que sabia quem eram os apóstolos, mas estava mais preocupado em concertar os defeitos do que fazer prova pra saber se da pro gasto. Ai entra um outro fator que me assusta, Jesus tinha discernimento, isso é algo que falta hoje em dia, pois hoje muitas das vezes, só se vai por vista, na hora de chamar alguém pro púlpito I Sm 16 – 7,  algo que é totalmente inverso do que a palavra de Deus mostra.

Uma vida ilibada e santa as vistas de todos assim foi posteriormente a escolha dos apóstolos, na escolher  dos homens para ajudar a servir a mesa. Atos 6:3, 5,.Os apóstolos direcionaram a igreja a selecionar sete homens para a obra do diaconato, de acordo com o versículo 3: "Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço." Um dos homens a quem a igreja escolheu foi "Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo" (v. 5). Os apóstolos sabiam da importância que tinha a escolha de pessoas para cooperar com eles na obra, por isso os requisitos aqui vistos eram as prioridades a serem observadas para ver as qualificações dos candidatos.

Em uma outra oportunidade, discorreremos sobre estas qualidades mas, por enquanto fica o alerta aos nossos lideres, que esse sistema de manutenção do poder nas igrejas e convenções não beneficiam  a ninguém a não ser os poderosos  da igreja, enquanto que os pobres mortais estão a mercê de sua própria força de vontade de sobreviver.

Seja Deus em tudo.
Silver James.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confie na Providência Divina: Aprendendo com o Sermão do Monte

Evangelho

Como vencer a depressão com a ajuda de Deus