Projeto @me sua família



Ame sua família é uma iniciativa para mobilização de resgate do valor família. Da importância da família na sociedade que hoje é colocada sua estrutura como antiquada e insuficiente para a formação e sustentação do individuo, como o amor familiar que pouco a pouco se mostra escasso neste meio. As redes sociais realmente foram um grande avanço no relacionamento das pessoas encurtou distancias e tornou possível a interação de muitas pessoas ao mesmo tempo, mas, perdemos a vontade de ter o outro, de ter uma interação real e singular, e por que isso?  

Não queremos ver nem mostrar imperfeições. A sociedade moderna vive uma  eterna busca pelo perfeito, do corpo perfeito do rosto perfeito do amor perfeito, isso tudo embalado pela forte influencia da mídia tanto alternativa com web e outras, como as de massa: tv, rádio, revista e jornais (aqui na paraíba tem em minha visão o maior exemplo desta deplorável indústria do perfeito, que é o periódico Já, que na minha opinião é, altamente nocivo a saúde do casamento). 

Os filmes em sua maioria do gênero romântico mostram a perfeição nos relacionamento como algo acessível, se percebe que no final tudo da certo, não que isso não seja o ideal, mas, os acertos estão mais relacionados com os esforços pessoais e, diretamente ligado ao status financeiro bom. Isso falo da indústria Hollywoodiana, a nossa indústria tupiniquim de perfeição plástica não fica atrás, veja Malhação desde sua estreia até hoje, os relatos de vidas dos personagem mostram classes sociais diversas frequentando o mesmo colégio particular mas será que o padrão de classe C apresentado em Malhação condiz com a realidade?

Rotos perfeitos e corpos sarados e pessoas sempre se dão bem no final. Nas redes sociais percebo que estamos querendo viver à ilusão da mídia. Chegamos à era dos Fakes.  Em uma definição que vi no fórum Yahoo me deparei com uma sentença que mostra na real o que significa ter um fake: “ter um perfil desses, é como se o individuo vestisse uma fantasia, podendo ser o que quiser”. Isso deixou de ser uma ação isolada e virou prática comum a todos. 

Nos fakes, escondemos nossos defeitos físicos e até de personalidade e nos moldamos à realidade do outro, não de forma doadora, mas de forma a chegar ao objetivo de conquista, ou seja, o ser humano passa a ser o nosso resultado final e não a troca de experiências e emoções verdadeiras. Mas tudo isso foi falado para entendermos um pouco o que a está acontecendo nos relacionamentos familiares hoje. Como não queremos mais mostrar nem ver os defeitos que o outro tem cada vez mais o relacionamento familiar se torna intolerante, os defeitos são visto de forma a inviabilizar toda e qualquer tentativa de se relacionar com o meu familiar.

As relações se tencionam porque os objetivos não são alcançados de forma satisfatória, uma vez que o resultado final no caso da relação familiar depende da doação voluntária de ambas as partes com desgaste para ambos, pois neste ponto a renuncia de certas razões e queres se faz necessária, e o resultado muitas vezes beneficia ambos, mas teve a doação de um mais que o outro. Vejo crescente a cultura fake sendo muito influente na vida real, nos relacionamentos e nas atitudes, o que se torna danoso a partir do momento em que alguém se mostra realmente como é. 

A relação familiar cada vez mais se fixa na base dos resultados positivos para o que me  interessa e o que agrada meu ego. Não é de se espantar já que o egocentrismo está ligado à cultura fake. Perceba que isso tem relação direta com a fragmentação do relacionamento familiar se não veja como seu cérebro responde a esta pergunta: Você tem mais facilidade de expressar afetividade a um irmão ou irmã, filho ou filha, pai ou mãe, marido ou mulher do que a um conhecido no Orkut? Você sente-se a vontade para dizer que ama: pai, mãe, filho, filha, esposa, esposo?

Perceba que tiramos horas e horas fazendo depoimentos e álbuns para conhecidos numa fase de nossa vida, mas o engasgo e palpável na hora de dizer apenas te amo a um familiar por quê? O relacionamento familiar requer autenticidade e tolerância, requer esforço e abnegação. Deixa de ser motivo de amor o familiar por ter uma forma de ver diferente e contrariam ao nosso ego, os interesses falam mais alto e a comunhão familiar e relegada a nada.

Este movimento tem como objetivo lançar uma semente de retorno ao bom relacionamento familiar, nãos e coloca como solução do caso, pois só Deus e nossos esforços isso pode ter uma guinada para uma melhor aceitação do outro dentro de casa. Por isso faça hoje mesmo uma declaração em suas redes sociais para seus familiares e mais do que isso deixe um recado pessoal no coração de seu familiar, diga a ele que o ama incondicionalmente. 

Jo 3:16 Medite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como vencer a depressão com a ajuda de Deus

Confie na Providência Divina: Aprendendo com o Sermão do Monte

Deus é o Nosso Refúgio: Encontrando Paz em Tempos de Caos