A ira de Deus




"Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça." Rom 1:18


Por diversas vezes me deparei com essa pergunta, quando meu cérebro questionava as verdades que pra mim eram colocadas como absolutas. Embora muitas vezes a força de versículos intencionalmente colocados fora de suas realidades de sentido, para extrair aceitação cega e incondicional.

Dentro de mim havia uma perturbação ao extremo da alma, algo que me incomodava às entranhas e fazia gelar o coração: Será que Deus me condenara por não concordar com certos comportamentos anormais a palavra de Deus, e, pelo fato de ser protestante em minha comunidade, em dizer não ao comportamento pacifista medíocre que afaga as desvirtuações morais com uma péssima sugestão de “dissimular os atos injusto dos filhos de Deus?”.

Demorou mas está neurose que muitos usuários do púlpito usam para amordaçar as mentes dos crentes pensantes, logo veio a ruir em meu coração, pois Romanos de certa é, o tratado mais completo sobre a fé cristã. As informações de romanos que alias, o livro se mostra uma leitura agradável à alma e de rica alimentação, mostram que em nada sou diferente de meu criador que não sei por que, nós que aceitamos a Cristo, nos achamos tão diferentes de Deus se em Gênesis 1:26. Mostra o quanto somo imagem de um Deus criativo, pensante e questionador. “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”.

Resolvido isso dentro da alma a indubitável pergunta vem à tona: Mas, o que traz a ira de Deus?  A maldade, a corrupção moral e a perversidade humana, isso traz a ira de Deus sobre a humanidade e sobre o homem. Recentemente li uma entrevista no site Cristianismo Hoje com o pastor Antônio Gilberto, e em uma das suas falas vi algo que da gancho ao que vou dizer adiante. Ele diz: “As pessoas perderam o temor a Deus” e isso é fato. Em outro texto, falamos acerca da imagem que se faz de Deus, isso é claro de forma inconsciente, o adoramos nos hinos e nas pregações, mas, em nosso dia a dia ele está muito mais para um deus olimpiano do que o Deus EU SOU.

Frequentamos a igreja como um lazer social e somem as atitudes que expressem Deus. Acima falamos do mal da dissimulação ou ser dissimulado. Mas vejamos o que significa ser dissimulado. Adj. e s.m. Que ou aquele que tem o hábito de dissimular; enganador; hipócrita.

Isso é a atitude que se usa para ter a paz e equilíbrio em situações que embaraçam muitos no poder, mas, a palavra de Deus me fala outro expediente: "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." Ef. 4:25. O próprio Senhor Jesus falou que a verdade liberta Jo 8:32 “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”

Não, eu não vejo o Cristo dissimulando com os fariseus e religiosos da sua época. Não vejo o apostolo Paulo dissimulando com Pedro sobre sua conduta dúbia, para com os irmãos gentios Gálatas 2.11. Tanto o Senhor Jesus como o apostolo Paulo foram severos com a hipocrisia e dissimulação, algo que vem se tornando práxis, e isso falo não por erro de palavra para descrever rotina, mas falo no sentido de se tornar cada vez mais uma filosofia de vida de muitos cristãos.  

A filosofia Fake já tratada em texto recente se mostra habitual e predileta para se ter entre nós, alias já dizia um certo personagem de um filme que vi: “A sinceridade não é mais a moeda do reino.” De fato a sinceridade é na verdade encarada como uma verdade desnecessária, algo que não vai interferir no resultado final pois entregamos a Deus, mas se não estou vendo coisas estamos sendo pragmáticos com em nossos relacionamentos com o nosso próximo e com Deus e o que é pior estamos negligenciando com a verdade e a justiça.  Justiça acho que é isso que mais incomoda o EU SOU.

Desfrute.
J. Silver


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confie na Providência Divina: Aprendendo com o Sermão do Monte

Evangelho

Como vencer a depressão com a ajuda de Deus