Ler & pensar



"Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. João 3:3
“Pregue sempre o evangelho. Se necessário, use palavras”.
Frase, atribuída a Francisco de Assis

Quem era Nicodemos?
Nicodemos era um Fariseu que, como “líder dos Judeus”, parece ter sido um membro do Sinédrio. Ele aparece três vezes no Evangelho de João.  Queremos nos ater ao primeiro, e mais famoso momento, logo após a limpeza do templo. Nicodemos visita Jesus à noite, presumidamente para evitar detecção por outros da liderança Judaica, mas talvez em uma visita oficial como um delegado Fariseu do sinédrio para ter acesso às intenções e caráter de Jesus.

Instruído em todo conhecimento da teologia filosofia e direito romano, mas face a face com Jesus tudo se reduziu a cinzas, um copo cheio querendo ser cheio com a sabedoria de Deus. Mas talvez me vem a mente, que ele queria receber de Jesus palavras adubadoras de suas ações, algo que corroborasse os seus feitos em detrimento da verdadeira religião(Tg 1;27), do verdadeiro movimento de Deus que muda a vida dos que recebem esse renascimento de sentidos, emoções e ações.  Usando este prisma seguiremos adiante, e aqui lanço os alicerces desta reflexão.

Nosso modelo de evangelho é medíocre quando lemos o modelo da bíblia, que transcende os nossos conhecimentos acumulados. Em Nicodemos vemos o retrato da igreja atual, farta em conhecimento e escolas teológicas, chegamos a elite da sociedade, entramos na politica, e até somos da mídia televisiva, mas perdemos as palavras do meigo carpinteiro, e o que é pior nos desagradamos de suas palavras quando nos diz “Necessário vos é nascer de novo” parece sem nexo com o sentido do texto bíblico proposto mas não está, pelo contrario, vejo nas palavras de Jesus usando o vento com sua atuação livre é vivificante fazendo analogia ao espirito santo operando na vida do ser humano que se deixa invadir por ele.

Em miúdos, Jesus declara a Nicodemos que as palavras em sua mente, refletiam uma atitude morta e mecanizada, digo que até doentia, precisava de uma levantada, precisava de vida.


 “Necessário vos é nascer de novo.” João 3.v7
Hoje no Brasil há igreja pra todos, de todos os tipos e gostos, onde quem manda é o cliente onde há emocionalismo e triunfalismo em suas pregações e cânticos. Boas ações muita teologia na mente, não que seja contra, mas certo pastor disse “o problema não é falta de palavra de Deus, não, o problema é colocar em pratica.” Estamos saturados de palavras e até de movimentos que protestam contra as praticas anti-bíblicas que norteiam o comportamento do povo de Guizus. Estamos nos achando vivos, mas estamos mortos em nossas ações que mostrem um evangelho puro e altruísta para com o próximo e que responda de forma satisfatória aos questionamentos de ética e de bons valores da sociedade confusa e cambaleante que nos rodeia. Somos “Gospi” e cada vez mais nos preocupamos em encher a nossa fé de quinquilharias que nos ajudem a afirmar que somos de Deus. É “Martelo Ungido” “12 litros de óleo” “Fogueiras Santas” e até “Sementes de R$900,00 pilas” e por ai vai, vemos ouvimos e repetimos tudo em nome de uma verdadeira experiência com Deus, acho até que estamos como os viciados em entorpecentes, em busca da dose maior, pois o barato já acabou com aquele negocio agora quero uma viagem maior.

“Vamos vencer, você é filho do rei” “Receba aiiiiii”  Será que dormiremos este sono sem apercebermos que Jesus falou bem claro a Nicodemos: “Te é necessário nascer de novo filho.” “Se esvazie de si.” Deixemos a religião morta do saber e vamos partir pra luta, vamos abraçar os caídos das ruas e valados e levantemos estes para o grande banquete da graça, feito pelo próprio Deus (Lc 14;21). Estamos nos atendo a trivialidades e nos esquecendo do mais importante que é ser luz e sal, não de forma insuportável sendo juiz de tudo e de todos, mas espalhando graça e sendo um canal do mover do espirito.

Pedir a Deus que nos faça um instrumento paz, a paz que vem dele, onde houver ódio que sega o entendimento e se mostra irracional e doentio, que se leve o amor; Onde houver ofensa que muitas vezes é destilada como expressão de amor dos semideuses de Guizus, que se leve o perdão; Onde houver discórdia entre nós irmãos e irmã levantando a bandeira do calvário e essas discórdias são meras picuinhas de lideres fossilizados, que se leve a união. Onde houver dúvida, que se leve a fé verdadeira e pura em Jesus sem mistura e crendices; Onde houver erros ensinados por homens que se dizem semideuses de Guizus e que levam a engorda de suas contas bancárias, que se leve a verdade; Onde houver desespero dos que vivem as margens do humanamente digno, que se leve a esperança; Onde houver tristeza, que se leve a alegria verdadeira e sem cabrestos humanos que inescrupulosamente enfadam o povo na graça de Deus; Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado; compreender sem nossas óticas deturpadas e egocêntricas, que ser compreendido e aceito goela abaixo; amar, que ser amado. Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.

Isso se torna difícil quando não se compreende o verdadeiro sentido do evangelho de Cristo Jesus, não é somente o que se vê, mas sim a pratica do que senti um novo nascimento de atitudes que falam mais que qualquer ostentação exterior, quando se sabe apenas amar.

Desfrute
J.C Silver

Comentários

Postar um comentário

Só fale aquilo que pode edificar tanto a você como aos outros e desfrute das bençãos do Senhor Jesus.

Postagens mais visitadas deste blog

Confie na Providência Divina: Aprendendo com o Sermão do Monte

Evangelho

Como vencer a depressão com a ajuda de Deus