Quem é você quando ninguém vê?



 "Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" I Samuel 16: 7

“Em cada um de nós existem três pessoas: a que nós achamos que somos; a que os outros pensam que somos; e a que Deus sabe que somos.” Leonard Ravenhill

Entre esta primeira e a segunda sentença, está uma verdade que não queremos pensar, pois certamente nos depararemos com o obvio; podemos até enganar aos outros, mas tem duas pessoas de quem não podemos esconder o nosso verdadeiro eu, Deus e nós mesmos, mas acredite, tentamos a todo custo esconder de Deus e até mesmo de nós as nossas verdadeiras intenções e caráter.

Ao tentarmos essa façanha, não iremos tão longe com esse plano, somos seres incapazes quando o assunto é tempo, todos os nossos esforços e objetivos estão fadados ao tempo, até mesmo a quimérica atitude de esconder o nosso verdadeiro eu. Esconde-lo nos nossos íntimos momentos ainda que seja por um momento, nos trás a sensação de sucesso na empreitada sagaz, mas logo que assumimos a forma que verdadeiramente temos, somos tomados pelo sentimento de desgaste do nosso eu, pois o mesmo anseia a liberdade de suas amarras e quer de todas as formas ser livre. Mas para onde queremos ir? Isso implica no final da frase acima “Deus sabe quem somos”.

“...porém o Senhor olha para o coração" I Samuel 16: 7

A única pessoa que sabe quem somos, e como mudar o que somos bem mais que  esperamos, é Deus. Quando esperamos de nós mesmos mudar o nosso destino, caráter e vontades, seremos apenas atores representando um papel difícil com uma interpretação pobre. Pobre, pois o fato de acharmos que enganamos a Deus é desprovido de qualquer sentimento de amor próprio, pois enganar a si mesmo é difícil, mas, tentar enganar a Deus e burrice, pois de longe ele conhece as nossas virtudes e   defeitos. Poderia tratar aqui da hipocrisia e atacar meio mundo de pessoas e a nós mesmo com ferocidade tremenda, mas, apenas seria mais um texto falando de um assunto muito abordado e me vem em mente meu próprio eu farisaico e questionado diante da imagem de Jesus, pois acredito que até mesmo para os fariseus a graça estava estendida e creio que apesar de ser nocivo e danoso o comportamento de dissimulação do verdadeiro eu o individuo que assim procede terá seu dia de escolha.

"assim, pois, como diz o espírito santo: hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto". Hb. 3: 7-8

Isso tudo é para sermos o que somos sem querer mudança? Errado, no encontro de Nicodemos com Jesus quando ele falou do vento e antes disso falou da água, nas declarações de Jesus vemos que ele mostra claramente que o nosso eu tem que ser moldado à forma de Deus aonde todo o processo vem dele, pense comigo: à medida que queremos mascarar o nosso eu e tentamos viver uma eterna representação do viver de uma nova vida em Jesus estamos tomando um pensamento que estava em Nicodemos o de ser possível fazer algo de nós mesmo para alcançarmos o reino de Deus em nossas vidas, o que ainda piora quando nos acomodamos com essa pratica.

Não amigo, o sacrifício de Jesus foi maior, foi mais além que ele chegar aqui na terra e caminhar, ensinar e curar os doentes físicos, muitas almas foram curadas por ele, e isso não foi só no passado, não ele cura a alma do fariseu cansado que não quer mais se esconder, sim Deus tem balsamo para aqueles que na escuridão de suas atitudes querem tomar folego para vir para luz, sei que parece um tanto quanto condescendente com uma figura tão repudiada no meio evangélico, mas quem e justo? Ao ponto de julgar a graça de Deus lógica e pragmática?

Não há lógica no amor de Deus, e não há como padronizar a vontade do pai, veja os apóstolos, meu Deus de tudo um pouco e olha que foram os apóstolos os pais de nossa igreja.

É difícil admitir o fariseu que há em nós, mas acho que é mais difícil, aceitar que Deus ama profundamente um fariseu que se arrepende, e aceita o amor de Jesus.

“Naquela mesma hora, alguns fariseus vieram para dizer-lhe: Retira-te e vai-te daqui, porque Herodes quer matar-te. Ele, porém, lhes respondeu: Ide dizer a essa raposa que, hoje e amanhã, expulso demônios e curo enfermos e, no terceiro dia, terminarei. Importa, contudo, caminhar hoje, amanhã e depois, porque não se espera que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir teus filhos como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não o quisestes! Eis que a vossa casa vos ficará deserta. E em verdade vos digo que não mais me vereis até que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor!” Lucas 13:3135

Postagens mais visitadas deste blog

Confie na Providência Divina: Aprendendo com o Sermão do Monte

Evangelho

Como vencer a depressão com a ajuda de Deus