Apenas Humano


“Não nos trata segundo os nossos pecados nem nos retribui de acordo com as nossas culpas. Pois, como os céus se elevam acima da terra, assim é imenso o seu amor para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim também, ele afasta para longe de nós as nossas próprias transgressões. Como um pai se enternece pelos filhos, assim, semelhantemente, o Senhor tem compaixão de todos aqueles que o temem. Porquanto Ele conhece a nossa estrutura, lembra-se de que somos pó.” SL 103 vs 10-14

Ser apenas humano,

Sabe quando você se depara com um erro, uma falha moral, um evidente fato da incapacidade de ser um supercrente. Quando apesar de todos os esforços você vê escorregar entre os teus dedos a “oportunidade de agradar a Deus com suas boas ações”. Mesmo que pensemos que não, fomos treinados a ser excelentes barganhadores com Deus. Acreditamos lá no intimo que o relacionamento com Aba está diretamente baseado muna relação de troca de ações, em que, “Eu faço tudo certo e ele me recompensa”. Apena isso, fácil e sem complicação, certo? Errado.

Veja o caso de Jó, homem sincero e integro diante de Deus, que se desviava do mal – isso é louvável. Mas a até bem pouco tempo eu estava fadado a acreditar apenas que o que acontecera com Jó, foi para Deus mostrar o quanto seu servo era leal. Mas recente fui instigado por um pastor amigo meu, a ver de outra maneira o episódio. Fui atiçado a ver a história, por uma, outra ótica. Jó precisava saber quem era Deus e como se relacionar com ele, pois se analisarmos algumas declarações de Jó, veremos que ele fazia exatamente o que se falou até agora. Barganhar e agradar a Deus para  não ter problemas na vida.

“Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.”
                                                                                                                                                                       Jó 3:25
Sei que parece meio duro com Jó, mas, sinta estas palavras não como um ato de acusação contra o fiel Jó, mas quero aqui apenas demostrar que o erro de acreditar  em meritocracia com Deus do que aceitar que sua graça é completa não é apenas um mal desta era. Metodologias de como ser um vencedor, como conquistar o que você quer, são parasitas que estão minando a nossa percepção do amor de Deus para conosco. Se estamos em crise financeira, apelamos para o fato de estarmos na prova(acredito em provações e sei que Deus é quem comanda minha vida), e se o tempo passa, acreditamos que estamos fazendo algo de errado, e ai , bem vamos pro final da fila de novo. Mas veja comigo uma incoerência nisso tudo -  Quem é 100% ou pelo menos 70% do que Deus quer?

Em romanos 7:19 lemos “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.” Há dentro de nos uma vontade voraz de amar o pecado, temos em nosso interior um eu que queremos esconder dos outros  mas, alimentamos ele todos os dias de nossas vidas, assim falou Paulo em Romanos 7:24 "Miserável homem que sou! quem me livrará do corpo desta morte?"  o grande apostolo reconhece isso e clama num grito de agonia, dor e penso, em esperança.

Se nestes versículos vejo a incapacidade minha de se relacionar com um Deus tão infinito e tão puro e santo, onde, por mais que eu faça, não vou chegar a bajulá-lo ao ponto de ser achado apto aos mimos deste Deus, mas, em Jo 3:16, tenho um feixe de luz que ilumina a inquietude de meu coração. Onde Deus declara em alto e bom som que atitude de aproximação entre criador e criatura, em primeira ação foi feita por ele. O relacionamento por barganha ao longo do tempo se mostra uma prisão cruel, solitária e fria. Nos afastamos desta realidade que a sua palavra mostra, o fato é que, não digerimos bem a ideia de uma graça sem limites. Anos e anos usando de certos conceitos e metodologias pra seguir tentando agradar a Deus, e no fim, ao evidenciarmos que foi vã a nossa via cruzes com esses artífices, achamos que nos desviamos do caminho, que estamos longe de Deus.  E o que mais dói e saber que não são os outros que nos tortura a alma, não, não é, a rigidez dos dogmas humanos e suas neuroses ostentadoras, não, o que mais tortura a alma, é o fato de não aceitarmos a graça de Deus como ela é, loucura, paixão no nível mais rebelde da palavra, e que nos pede apenas para amar e confiar, ter fé.

Loucura para os gregos, em suas concepções de Deuses imponentes e inacessíveis que ao visitar os humanos, se deleitavam em manipular mesquinhamente os humanos com joguinhos e diversões pervertidas, mas invencíveis e impossíveis de se baixar a reles humanidade.

Escândalo para os judeus, um salvador que se humilha e mostra que o amor de Deus (JaHWeH) aceita um filho que se vai por mera mesquinhes juvenil buscar alegrias. O pai espera e vela, se prepara para o encontro. O pai ao vê-lo, corre ao seu encontro e o beija. Deus, como sinto isso agora. É até hoje impossível a um judeu conceber seu salvador se tornar um como nós pra nos salvar.

Não precisamos barganhar com Deus o que não temos pra dar a ele, não somos aceitos por ele pelo que somos, mas, sim pelo que ele é pra nós. Na magistral sentença de Philip Yancey sobre a graça de Deus ele declara algo que estarrece os nossos ouvidos “Não há, nada que eu possa fazer para Deus me amar menos, e, não há nada que eu possa fazer para que, Deus me ame mais. Deus me ama da maneira que um Deus infinito pode amar um ser humano.” Não me recordo em detalhes, mas a ideia é essa. abaixo segue a letra de um hino que me fez pensar nessa condição.




Sou Humano
Bruna Karla

Deus mais uma vez segura em minha mão
Minha alma aflita pede tua atenção
Cheguei no nível mais difícil até aqui
Me ajude a concluir
Quando penso que estou forte, fraco eu estou
Mas quando reconheço que sem Ti eu nada sou
Alcanço os lugares impossíveis, me torno um vencedor
Estou sentindo minhas forças indo embora
Mas Tua presença me renova nessa hora
Senhor, vem, e me leva além
O meu sonho de chegar está tão longe
Sou humano não consigo ser perfeito
Vem, Senhor, vem, e me leva além
(2x)
Me ajude a ousar com minha fé
Sou pequeno eu não sei ficar de pé
Sou dependente, tão dependente
Vem Senhor ao meu favor
Me ajude a ousar com minha fé
Sou pequeno eu não sei ficar de pé
Me dá sua mão,
Me tira do chão.
Vem me ajudar.
Estou sentindo minhas forças indo embora
Mas Tua presença me renova nessa hora
Senhor, vem, e me leva além
O meu sonho de chegar está tão longe
Sou humano não consigo ser perfeito
Vem, Senhor, vem, e me leva além 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confie na Providência Divina: Aprendendo com o Sermão do Monte

Evangelho

Como vencer a depressão com a ajuda de Deus