Novos desafios



Ao publicar a postagem  Anjos Caidos  não imaginava que seria uma das mais acessadas e que infortunamente coincidiria com uma triste notícia da morte do bispo anglicano e sua esposa. O fato e que a noticia em si é um choque no meio evangélico, mas, que casos assim já são muito recorrentes em algumas igrejas, uma vez que os tentáculos da droga vem alcançando as portas de nossos templos, apesar de sempre ser as mesmas promessas de um “barato novo” que sabemos que é uma quimera antiga, o discurso ainda fisga muitos de nossos jovens que muitas vezes achamos que estão protegidos em nossos templos e sistemas de ocupação do tempo dos jovens.

Algo está muito errado em nosso tratamento com nossos jovens, sei que as festas e congressos em tempos remotos deram muitos resultados e entendo que as ações até agora acionadas sempre visaram os melhores resultados possíveis, mas o tempo muda e sempre se tem a necessidade de uma atuação efetiva quando os desafios são outros.

O que vemos agora são fatores que antes não tínhamos no cenário que rodeia o mundo dos jovens cristãos, a sexualidade sendo explorada de forma maciça na mídia televisiva e digital, um vídeo se sexo hoje pode ser compartilhado em qualquer celular basta um Bluetooth e pronto todos ao redor estarão compartilhando o que vejo, e é exatamente ai que se comprova a necessidade de se moldar de certa forma as formas de atuação da igreja no mundo jovem. Percebe-se nesta afirmação que o nosso adversário está atendo a isso e tendo muito sucesso em nosso meio.  

O engessamento dos sentidos da igreja para atentar a essa realidade em nome de uma pureza espiritual que nunca demonstra resultados práticos está criando uma juventude evangélica cada vez mais frágil para o mundo que vai ser enfrentar em tempos muito próximo. Os acontecimentos que se seguem a cada dia apontam para um caminho mais estreito para o cristianismo e seus seguidores. As lideranças da igreja devem e com muita brevidade avaliar novas ações que preencham de fato e com consistência a vida cristã do jovem e adolescente. A busca pelo “barato legal” nunca deixou de ser uma arma extremamente letal usada pelo inimigo.

Uma evidencia do engessamento dos sentidos da igreja são discursos, inflamados vendo a internet e todas as maravilhas tecnológicas como coisa diabólica quando na verdade o seu uso é que determina qual senhor eu sirvo e a quem glorifico. Uma boa ação de marketing e endo- marketing pode em muitos aspectos blindar uma igreja contra as ações do inimigo e formar uma juventude forte e destemida para serviço de Deus em sua obra.

Assim o trecho bíblico que fala sobre a pregação da palavra em tempo e fora de tempo (2Tm 4:2) fala de fato deste assunto, pois, uma rede social (face book, Orkut, sônico etc.)  ou redes instantâneas de mensagens (Messenger, twiter, twitcam) podem ser usados na propagação da palavra de Deus, até mesmo como um departamento tendo a atuação dos próprios jovens da igreja. Mas lamentavelmente tanto essas poderosas ferramentas como este casto material humano que a igreja tem são negligenciados e muitas vezes mal supridos em suas necessidades, que sem ter alternativa se prendem a ociosidade que ocasiona a ação do diabo, em suas mentes e corações.

Outra falha da igreja é querer moldar o tempo passado na realidade de hoje, atribuir pecado as coisas que não existiam a 50 anos sendo novidade de hoje são pecado, isso é de fato uma falta total de discernimento do que é realmente importante a ser combatida, a futilidade dos sentimentos hoje e falta de sinceridade são ao ver os maiores celeumas que as lideranças devem combater dentro da igreja.

Uma criança de hoje tem em seu tempo jogos eletrônico, brinquedos que falam e até anda, sei que há certa nostalgia, mas impedir um jovem, adolescente ou criança de usufruir de forma saudável da modernidade é o mesmo que pedir o mundo prestes a usar a tecnologia de holografia na comunicação voltar a usar carta, inimaginável.

Não quero ser um visionário pessimista da igreja, mas temo que se os nossos lideres não começarem a acordar para a realidade que vem cercando-a os tempos trabalhosos que a bíblia menciona vão ser mais trabalhosos do que serão. Os nossos esforços em divulgar a palavra de Deus e cultivar um evangelho pleno nos novos cristão que viram são mais importante que discutir em nossos púlpitos pontos de vista pessoal do que é ou não é pecado.

JC Silver


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confie na Providência Divina: Aprendendo com o Sermão do Monte

Evangelho

Como vencer a depressão com a ajuda de Deus