Não Ameis o Mundo I
“Não ameis o mundo
nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está
nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência
dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.”
(1 João 2.15-16)
Porque amamos tanto o mundo que nos cerca? Freneticamente
buscamos as melhores coisas deste mundo como se o melhor de Deus se acomodasse
a esta realidade sem sal e plástica. Pisamos a terra com uma eterna vontade de possuí-la
como se aqui fosse nossa morada final, ao contrario do que Cristo fez ("Eu
vim não para ser servido, mas para servir e dar a vida por resgate de
muitos" Mc 10,45).
Cristo tinha todos os pretextos para requerer o melhor deste mundo, para ser servido e tomar os reinos da terra para si, mas ele não o fez, e assim descreve o apostolo João em I João 3:8 que, Cristo o milagre do amor, veio para libertar-nos das obras do diabo. “... para isto o Filho de Deus se manifestou, para desfazer as obras do diabo”. Cristo tinha em mente que o mundo com toda a sua exuberância está tomado pelas obras do inimigo, que sua beleza nos chama para uma trilha de destruição e morte. “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir” Jo 10:10a.
Cristo tinha todos os pretextos para requerer o melhor deste mundo, para ser servido e tomar os reinos da terra para si, mas ele não o fez, e assim descreve o apostolo João em I João 3:8 que, Cristo o milagre do amor, veio para libertar-nos das obras do diabo. “... para isto o Filho de Deus se manifestou, para desfazer as obras do diabo”. Cristo tinha em mente que o mundo com toda a sua exuberância está tomado pelas obras do inimigo, que sua beleza nos chama para uma trilha de destruição e morte. “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir” Jo 10:10a.
Nestas palavras vemos o que o mundo tem a oferecer, então
porque uma vez provado do verdadeiro tesouro que nos espera, temos a intenção
de construir castelos e feudos nas igrejas, e se assenhorear daquilo que
não é nosso e que, no sentido que se percebe deste mesquinho esquema de
dominação, uma nova roupagem dos agentes legalistas da entrada aos céus que, na
época de Cristo se chamavam fariseus? Cristo nos deu uma missão muito maior,
uma tarefa de levar a mensagem que liberta os cativos e que muda vidas. “E
disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer
e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais
seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas
línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes
fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.” Marcos
16:15-18
Não podemos nos deixar levar pelos sentimentos de querer ter
um relacionamento de meritocracia com Deus para ter aqui na terra nosso quinhão, temos que ter o céu como nosso alvo
de lutar, querer as glórias da terra é apenas uma forma de ter os holofotes
humanos e perder os olhos do Pai em cima de nós. Ignorar que os sentimentos do
mundo hoje permeiam o seio de muitas igrejas é fazer o Senhor se irar. “...Se
alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele...”
Ao olhar as coisa do mundo com os olhos cheios de ganancia nos tornamos semelhantes a classe de pessoas que Cristo alertou que não deveríamos ser. “...a concupiscência (ou desejo) dos olhos....”
Ao olhar as coisa do mundo com os olhos cheios de ganancia nos tornamos semelhantes a classe de pessoas que Cristo alertou que não deveríamos ser. “...a concupiscência (ou desejo) dos olhos....”
Os olhos são a candeia do corpo
assim falou Jesus "A candeia do
corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo
terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se,
portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!"
Mateus 6.22-23.
Fiz
questão de mostrar na integra esta passagem bíblica, para evidenciar o que é um
conceito em vender algo, fazer a propaganda ser a alma do negócio. Durante toda
a existência humana o diabo tem usado este principio que o próprio Senhor
mostrou “Os olhos a candeia do corpo”
no jardim do Éden foi à primeira investida e a mais devastadora. Em Gn. 3 1-6
vemos a serpente fazendo a propaganda do negócio que nocivamente vem escravizando
toda a raça humana até hoje: a busca por ser Deus e ter todo poder, note que
nos versículos anteriores ao seis, o diabo faz toda uma argumentação tentadora
com relação ao que acabo de falar:
“Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão
os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”. Gênesis 3:5
Tenho em mente que a possibilidade de saber sobre o bem e o
mal na mente de Adão e Eva daria a eles o poder de decidir suas vidas e também
de ser criador e com isso ter na terra seu reinado. Apenas imagino que tal pensamento poderia ter passado na mente
dos mesmos. Hoje nossa maça é a difusão de evangelhos alternativos em que, o que vale é o que se
torna praticável aos olhos, dando ao homem o direito da palavra final, e a Deus
apenas o agente paparicador dos “filhos de Deus”, Deus, nestes modelos de evangelho atua como garçom, a sua palavra meramente especulação para um viver na “eternidade supostamente boa”.
Isso não é coisa nova, a história nos mostra que o homem em “nome
de Deus” arrogavam para si o poder temporal, o direito de reinar sobre homens como deuses, eternizar os nomes nos livros da história humana. Tento pensar
por que o desejo de ser maior que Deus vem tanto na mente humana, a origem
sabemos que teve com o diabo, e imagino que nossa natureza caída propicia terreno
fértil para este sentimento diabólico.
Nunca seremos Deus aqui na terra para ter as nossas vidas cheias de riquezas aqui, e nossa vida aqui na terra não nos foi
dada para requerer nada além daquilo que Deus nos deu e nos dará. Usar o nome
de Deus para fundar reinos e feudos na igreja do Senhor, é se condenar a uma
eternidade sem Deus e sem a verdadeira riqueza. Nunca teremos um reino inabalável,
sempre que quisermos ter reinos na terra haverá guerra no arraial de Deus. Continua....
Xápiç Eirêneuô
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