Quero recuperar minha alma



Quero recuperar minha alma

Do que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? indagou Jesus. Já pensou quantas coisas nesta vida estão a roubar nossa alma? Já imaginou quantas futilidades estão a nos consumir e não nos damos conta? Meu Deus, deixo-me levar por tanta coisa inútil!

Quero recuperar a minha alma.

Às vezes, nossa rotina é tão esmagadora; o trabalho é só cansaço e estresse; os murmúrios que ouvimos são apenas reclamações, nossas e de outros. A insensibilidade começa a tomar conta de nossa alma. Tornamo-nos facilmente irritadiços, impacientes, indiferentes que não percebemos o outro ou o sopro do Espírito nas simples coisas, como o sorriso de um bebê.

Quero recuperar minha alma.

Às vezes, somos tragados por hábitos ruins que começam pequenos e vão se avolumando e tomam uma proporção avantajada em nosso ser que, quando nos damos conta, estamos presos numa teia difícil de soltar. A doença física, mental ou espiritual se instala. A vida se torna um cativeiro do qual é duro sair. E alma paga presa à terra e à lama.

Quero recuperar a minha alma.

Às vezes, focamos apenas nas coisas terrenas como se fossem as mais importantes. Dinheiro, poder, sucesso, fama, minha satisfação pessoal, a admiração dos outros, o estrelismo. Nos últimos dias de nossa vida, enfim, descobrimos que nada disso importa, nada disso traz conforto, nada disso traz esperança ante o destino final e irrevogável. E ainda assim nossa alma chafurda nessas frívolas coisas.

Quero recuperar a minha alma.

Às vezes, uma severidade nos toma de assalto. Colocamo-nos como padrão para as pessoas, portamo-nos como juízes do ser humano, tornamo-nos brutos, empedernidos. A rigidez cimenta o coração. A chuva caindo, o frio soprando, a flor desabrochando, a árvore mudando suas folhas, nada é capaz de nos sensibilizar, muito menos a dor do outro, a situação do outro.

Quero recuperar a minha alma.

Às vezes, as preocupações, o dia a dia, o corre-corre, o consumo desenfreado, os sonhos mirabolantes, os objetivos pessoais inatingíveis tornam-nos surdos e não ouvimos, e não percebemos, e não atentamos ao convite de Deus que vem a nós como uma brisa soprando, como um murmúrio de águas tranquilas nos chamando para perto dele onde verdadeiramente encontramos satisfação.

Quero recuperar a minha alma.

Quero a beleza da natureza. Quero a perfeição do canto coral. Quero a simplicidade das crianças. Quero descontração das conversas com os amigos. Quero as risadas com a família. Quero a glória dos momentos de louvor simples a Deus. Quero meus momentos a sós com o Pai. Quero ouvir sua voz acalentando meu ser. Quero sentir os seu braço a me envolver. Quero falar-lhe de minhas tristezas e senti-lo confortando-me. Quero perder o mundo mas ganhar a minha alma.

Quero a minha alma de volta. O caminho está apenas começando.

Alexsander Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confie na Providência Divina: Aprendendo com o Sermão do Monte

Evangelho

Como vencer a depressão com a ajuda de Deus